Carnaval do Recife 2016. Proyecto de identidad visual y escenografía

Carlos Augusto Lira Arquitetos

Mención Diseño gráfico y comunicación

  • País: Cuba
  • Estudio: Carlos Augusto Lira Arquitetos
  • Autor/es: David Alfonso Suárez, Isabela Andrade Lima

Descripción del proyecto
Recife celebra todos os anos um dos maiores carnavais do mundo. É o único carnaval no país com um projeto de identidade visual em formato cenográfico. Em 2016, a homenagem foi para a manifestação folclórica Maracatu. A linguagem gráfica do projeto foi inspirada nas raízes africanas e sua importância na composição étnica e cultural do Nordeste brasileiro, incluindo uma ampla variedade de elementos que seguem um mesmo conceito de identidade, integrando arquitetura e o ambiente. O projeto envolve o desenvolvimento de layouts para palcos, quiosques gastronômicos, aeroporto, terminal rodoviário, shoppings e sinalização informativa. É importante mencionar também a coleção Carnaval 2016 de vestuário como parte deste projeto.
Perfil del autor/es
David Alfonso Suárez. Formado pelo Instituto Superior de Diseño (ISDi), trabalhou como professor de design em Cuba e no Brasil. Participou em exposições como ilustrador e cartazista em Cuba, Equador e Estados Unidos. Desde 2014, é coautor da identidade visual do Carnaval do Recife e designer do Festival de Inverno de Garanhuns. Recebeu o Premio Nacional de Ilustración (2007) e o Premio Nacional de Diseño, ONDi 2016.

Isabela Andrade Lima. Designer e ilustradora, formada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2006, complementou seus estudos na Middlesex University, Londres. Trabalha como freelancer e desenvolveu trabalhos para Nestlé, Kimberly-Clark, Vivo, Globo e Gol. Desde 2013, é uma das coautoras da identidade visual do Carnaval do Recife. Em Cuba, recebeu o Premio Nacional de Diseño , ONDi 2016.