Agricultura Lusitana – Aldeias do Xisto

João Nunes

Mención Diseño de servicios

Mención Diseño y emprendimiento

  • País: Portugal
  • Estudio: João Nunes
  • Autor/es: João Nunes, Atelier Nunes e Pã, Lda
  • Web: http://www.agriculturalusitana.com/pt/

Descripción del proyecto
Agricultura Lusitana é o tema da participação das Aldeias do Xisto, representando Portugal como país convidado na “EUNIQUE 2015”. O projeto envolveu cerca de 150 pessoas, vindas de 9 escolas superiores de design nacionais, 22 ateliers de artesanato e uma equipe de design, que foram convidados a imergirem na realidade das aldeias e a inspirarem-se no contexto dos lugares.A partir daí,deveriam criar objetos significantes da memória e da identidade da cultura lusa, dos valores do território e do espírito português. Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e econômico no território.
Perfil del autor/es
João Nunes. Licenciado em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Os seus trabalhos foram publicados em várias edições portuguesas e internacionais onde se destacam os livros Design Research – Investigation for successful creative solutions, e Design Genius: The ways and working of creative thinkers. Em 2009 e 2010 foi premiado com três RED DOT DESIGN AWARD, com os projetos Um Olhar sobre a RAR e o livro Energias Renováveis. O seu interesse centra-se no Design como ferramenta de projeto, capaz de estabelecer novos modelos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. É este enfoque que desenvolve como professor ligado ao curso de Design da Universidade de Aveiro. Defensor do “Craft+Design” como vetor da criação de mais valias (ligações sociais e afetivas), cria e desenvolve o conceito de três grandes projetos com a ADXTUR (Agencia para o desenvolvimento turístico das Aldeias do Xisto): “Agua Musa” (2013), “L4CRAFTS” (2014) e “AGRICULTURA LUSITANA” (2015), que representaram Portugal na “EUNIQUE”.

Atelier Nunes e Pã. Desenvolve trabalhos na área do Design de Comunicação - gráfico, web e produção. A cultura do atelier pretende expressar valores como: abertura e experiência, partilha e colaboração, amor ao detalhe e visão holística. O lema do Atelier Nunes e Pã é “Pensar globalmente, trabalhar com paixão, criar valor” (“Think globally, work passionately, create value”). Na base da sua experiência multidimensional, a equipe de designers desenvolve soluções individuais e originais para o amplo espectro de clientes, com características diversas e necessidades particulares. Em projectos específicos, conta com a colaboração e consultoria de João Nunes.