Exposição Mondrian e o Movimento de Stijl

  • País: Brasil
  • Autor/es: Mariana Afonso , Marina Ayra

Descripción del proyecto
A Mostra Mondrian e o Movimento De Stijl acontece em 2016 no Centro Cultural Banco do Brasil passando por 4 capitais brasileiras. Com 134 obras do Gemeentemuseum Den Haag, Holanda e de coleções particulares, evidencia a importância da produção de Mondrian e do movimento De Stijl na História da Arte do séc XX. A comunicação visual segue o desejo dos curadores de facilitar o contato do público com a estética do movimento. Com várias possibilidades de leitura desse conteúdo, o projeto gráfico se desenvolve de forma séria, didática e lúdica, por meio de elementos gráficos mais reconhecidos na obra de Mondrian, linhas pretas retas delimitando áreas de cor chapadas com a predominância do fundo branco. A tipografia escolhida é contemporânea, com referência no modernismo.
Perfil del autor/es
Mariana Afonso
Arquiteta e artista plástica, pós-graduada em design. Atuou em importantes escritórios projetando e coordenando projetos e equipes. Desde 2008 trabalha de forma independente, criando projetos de design de exposição, editorial, branding e digital.
Marina Ayra
Designer, artista plástica, arquiteta e produtora gráfica. Trabalhou em diversos escritórios, com foco em trabalhos da área de cultura e educação. Em 2009 foi premiada com uma residência artística em Paris desenvolvendo trabalhos em artes plásticas e gráficas. Desde então trabalha de forma independente, desenhando exposições e livros de arte para importantes instituições culturais. Mariana Afonso (1977) e Marina Ayra (1979), são designers de São Paulo, parceiras desde 2015, desenvolvendo projetos gráficos para mídia impressa e digital.